quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Adolescente papai

PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA – uma entrevista com especialista no tema

O psicólogo Jorge Lyra é fundador do Instituto Papai, que desenvolve ações destinadas a orientar jovens e adultos quanto a dificuldades relacionadas à sexualidade e vida reprodutiva, e um dos coordenadores da ONG, que trabalha também com prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e violência de gênero.

Psicologia em Pauta (PP): Como está hoje o projeto "Paternidade adolescente: construindo um lugar", onze anos depois de iniciado?

Jorge Lyra (JL): Este projeto tornou-se um Programa intitulado "Homens e saúde pública" e junto com outros Programas, projetos e profissionais uma ONG, o Instituto Papai. Nesse sentido, entendemos que desde o nosso lugar de ONG, de sociedade civil organizada não nos cabe fazer atendimento à população; esta é uma tarefa do Estado, dos governos. Por isto, hoje em dia nossa maior preocupação é a influência em políticas publicas. Neste último ano (2007) não temos feito as oficinas diretamente com os jovens pais. Durante os anos de 2005-2007 desenvolvemos um projeto de pesquisa-ação em Recife, São Paulo e Florianopolis, e particularmente em Recife no serviço de saúde público com o qual mantemos parceria visando a incorporação do serviço do grupo de jovens pais dentro do Hospital, um Núcleo do Programa de saúde do adolescente – PROSAD do Centro de Saúde Amaury de Medeiros – CISAM, hospital escola da Universidade de Pernambuco – UPE (hospital de referência do sistema de saúde estadual), com a proposta de que os profissionais dessa Instituição desenvolvam as ações daqui pra frente. Por outro lado, temos atuado junto à população (homens e mulheres) para esclarecer e fazer formação–articulaçao política para exigir seus direitos, como por exemplo, o direito à saúde. No período 2006/2007 desenvolvemos a campanha "Pai não é visita", pelo direito de ser acompanhante.

Leia esta a íntegra desta entrevista no blog Psicologia em Pauta.


Nenhum comentário: