segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Tira-dúvidas de Português por e-mail ou telefone


A Universidade de Brasília (UnB) tem um serviço para esclarecer dúvidas de Português. As pessoas podem pedir socorro por telefone, rádio ou e-mail. É o Serviço de Apoio Lingüístico (SAL), idealizado e mantido pela professora Wânia de Aragão Costa, do Instituto de Letras. Tudo começou com as ligações dos próprios funcionários da UnB para o Instituto de Letras, ainda nos anos 90. Wânia foi uma das docentes que se dispôs a atendê-los. Atualmente ela recebe ajuda dos alunos de graduação. A idéia fez tanto sucesso e é tão solicitada que há dois anos virou quadro de um programa de rádio. As pessoas são atendidas ao vivo, uma vez por semana no programa Cotidiano, da Rádio Nacional AM, de 11h30 a 12h. O programa é transmitido para todo o Brasil.

A professora Wânia informou que a maior parte das dificuldades se refere à concordância verbal e nominal, regência, a pronomes demonstrativos e a pronúncias. Ela atribui essas dificuldades ao modo como o português é ensinado. “Concordância é a parte mais mal descrita nos livros didáticos”, critica.

A pronúncia também é outra fonte de dúvidas freqüentes. Será extra (“e” com som fechado) ou extra (“e” com som aberto)? Aqui vale a regra do menor esforço, ou seja, ponto para quem escolheu a primeira das duas opções.

Dúvidas quanto ao uso de hífen? Em vez de decorar todas aquelas situações sobre quando usar anti, micro, macro, auto e afins, basta aplicar o bom-senso. “Esse sinal serve para evitar encontros silábicos estranhos. Na pressa, deixe sem. Existem muito mais palavras sem hífen do que com hífen”, aconselha a professora Wânia.

Você pode usar o Serviço de Apoio Lingüístico (SAL) de qualquer parte do país.

Por e-mail salil@unb.br;

Por telefone: 61 9972 7131;

No quadro É assim que se fala, do programa Cotidiano, das 11h30 às 12h, às quintas-feiras, na Rádio Nacional AM, 980 KHz.

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